top of page
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
GUITARRA
CONTRABAIXO
CONTRABAIXO
3 REGRAS PARA UM BOM APRENDIZADO
1 - Saber o que estudar
Tocar um instrumento musical é uma atividade que envolve uma série de habilidades físicas (força, resistência, alongamento, etc.) e cognitivas (consciência corporal, coordenação motora, memórias auditiva/visual/tátil/mecânica, velocidade de raciocínio, conhecimento da linguagem dos estilos musicais, reflexo condicionado, etc.) que trabalham em conjunto e de forma complementar. Portanto, para que se consiga tocar bem um instrumento, o domínio desses elementos precisa estar em equilíbrio.
Para que o estudante consiga desenvolver esses aspectos de forma rápida e consistente, o primeiro passo é entender quais disciplinas deverão ser estudadas e identificar em quais disciplinas possui maior ou menor facilidade, podendo assim otimizar o seu aprendizado dedicando mais tempo de estudo aos aspectos que possui menos facilidade.
2 - Saber quando estudar
Todas as disciplinas envolvidas no aprendizado de um instrumento musical se desdobram em vários sub-aspectos, que possuem uma sequência lógica de estudo, uma ordem de importância que deve ser respeitada, pois um aspecto geralmente funciona como pré-requisito do outro.
3 - Saber como estudar
Existem vários métodos diferentes para se atingir um mesmo objetivo. A escolha do método ideal para o estudo de cada disciplina proporcionará mais rapidez e eficiência ao aprendizado. No entanto somente um profissional capacitado e com experiência tem condições de avaliar com clareza quais são os pontos fortes e fracos do aluno e orientá-lo para que atinja os seus objetivos da forma mais rápida.
bottom of page